O vereador Wilker Ferreira está em seu segundo mandato como presidente da Câmara de Vereadores de Davinópolis; “Momento de focar na estruturação de áreas essenciais e apoiar políticas públicas que melhorem a vida da nossa comunidade”, disse o parlamentar

Ao completar 100 dias de gestão pela segunda vez na Presidência da Câmara Municipal de Davinópolis, o vereador Wilker Ferreira da Silva comenta a aprovação da nova organização administrativa pela Casa, além do apoio às pautas do Executivo e o planejamento para o futuro da Casa Legislativa, com a previsão de construção de uma nova sede ou auditório.

“Estamos aqui organizando a estrutura de funcionários e fazendo um caixa para futuramente construir o prédio ou, se não for possível, pelo menos o novo auditório da Câmara Municipal”, afirma Wilker, ressaltando o compromisso com a modernização do espaço institucional.

Durante os 100 primeiros dias, a atuação da Câmara foi intensa na deliberação de projetos, requerimentos e indicações. Segundo o presidente Wilker, os vereadores têm se empenhado na aprovação das propostas vindas do executivo, sempre com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento do município. Entre as pautas discutidas, estão projetos voltados para a melhoria da saúde, da educação e da própria estrutura da Prefeitura.

Reestruturação Administrativa

Um dos marcos deste início de gestão foi a aprovação do projeto de reestruturação administrativa, que promoveu a fusão e extinção de algumas secretarias e a criação da Secretaria da Mulher — um antigo anseio de parlamentares e da Prefeita municipal.

Na sessão da noite desta última terça-feira (22/04), os parlamentares apreciaram, discutiram e aprovaram o projeto de lei de nº 012/2025, de 16 de abril de 2025 – “Que dispõe sobre a criação de cargos comissionados no âmbito da Administração Pública Municipal, promove alterações na estrutura organizacional de Secretarias, altera os dispositivos legais que menciona e dá outras providências.”

Pelo projeto fica instituída a Secretaria da Mulher, cujas atribuições envolverão a defesa dos Direitos das Mulheres. Unifica as Secretaria de Habitação e Urbanismo com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, passando a ser denominada de Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos.

As Secretarias de Esportes e Lazer, de Transporte e Trânsito, e de Meio Ambiente passa a ser denominadas respectivamente: Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer; Secretaria de Transporte e Mobilidade; e Secretaria de Meio Ambiente de Desenvolvimento Sustentável.

Na estrutura organizacional do Gabinete da Gestão o Departamento de Comunicação, com suas atribuições, subunidades, e demais vínculos legais e funcionais, passando a ser denominado Departamento de Comunicação Social, bem como ainda instituído a Chefia Especial de Gabinete como órgão auxiliar do(a) prefeito (a) no desempenho de suas funções, tanto na esfera política como na administrativa, atuando como elo entre o(a) Chefe do Poder Executivo, e outros órgãos, secretarias, a sociedade e instâncias de governo.

O planejamento para os próximos meses segue focado no levantamento de recursos para construção de um novo auditório, que representaria um avanço importante para a infraestrutura da Câmara. “A gente está tentando, como eu disse, juntar o máximo de dinheiro possível para a gente fazer pelo menos o auditório”, reforçou Wilker Ferreira.

Composição

A Câmara Municipal de Davinópolis é comporta de 9 vereadores: Wilker Ferreira da Silva (PL) – Presidente, Antônio Pereira dos Santos (PL) – Vice-Presidente, Juliana Ferreira Gomes (PL) – 1ª Secretária, Rodrigo José da Silva (PL) – 2º Secretário, Ronaldo Gomes Borges – Cassimira (União Brasil), Winas Martins Borges (Podemos), Maria Aparecida Fernandes (MDB), Wallisson Neto (União Brasil) e Vanusa Gonçalves da Rocha (PT).

Fonte: Portal Serra Dourada News – Carlos Duarte